5 motivos para investir em Marketing Digital
Talvez você já tenha ouvido dizer por aí que hoje a decisão de compra está cada vez mais nas mãos do consumidor.
Ter acesso a opiniões, resenhas e outras informações sobre produtos e serviços antes de investir dinheiro neles nunca foi tão fácil.
Essas informações deixaram de ser de acesso somente da empresa e dos vendedores, e é comum as pessoas chegarem a uma loja, por exemplo, sabendo tudo sobre o produto que querem comprar.
Mas se você não aparece no Google, no e-mail, nas redes sociais, como pretende ser encontrado?
Com o Marketing Digital, é possível ter uma presença relevante na internet, que torna mais fácil ser encontrado nesses e em outros canais.
As pessoas procuram informações sobre produtos ou serviços específicos. Às vezes, elas nem sabem exatamente do que precisam. Elas querem, antes de tudo, resolver problemas, e o produto ou serviço é só a etapa final desse processo.
Por isso, não basta falar só sobre a sua empresa na internet: você precisa criar valor para sua audiência e responder dúvidas que ela tem antes mesmo que saiba sobre sua solução.
Uma das técnicas usadas dentro do Marketing Digital é o marketing de conteúdo, que consiste em produzir materiais para educar, informar ou entreter um futuro cliente.
A ideia é informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.
Outra característica do Marketing Digital é a possibilidade de segmentar suas campanhas, direcionando-as ao seu público-alvo ou uma parte específica dele. Isso ajuda a economizar dinheiro, pois se comunicando com as pessoas certas, fica muito mais fácil de obter retorno.
Ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital permite um nível de segmentação muito mais certeiro do seu público.
Isso porque é muito mais fácil monitorar a atividade dos usuários na internet, sejam seus hábitos de consumo, suas preferências, gostos pessoais, sua trajetória profissional ou até os desafios que estão enfrentando no momento.
O que dizer, então, da vantagem de saber, em tempo real, como as ações são recebidas pelo público?
É possível obter estatísticas pouco depois de lançar suas campanhas e analisar seus desempenhos, ou seja: se elas foram ou não bem sucedidas e, com isso, promover as mudanças necessárias.
Trabalhar com Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é sua audiência e quais são seus gostos e preferências. Da mesma forma, conseguimos monitorar com a mesma precisão os resultados das ações.
Por exemplo: enquanto quem faz um anúncio na televisão aberta a respeito de um produto tem muito mais dificuldade de enxergar com clareza o quão rentável foi o investimento no anúncio, o Marketing Digital permite que você consiga saber exatamente o que está dando retorno e se ele está conseguindo pagar o investimento inicial.
No decorrer do tempo, o preço para fazer marketing offline acabou ficando muito alto. Anúncios de televisão, rádio e mídia impressa custam caro e, se não bastasse esse valor alto, a capacidade de enxergar de forma clara se aquele investimento está fazendo sentido é bem limitada.
Já o Marketing Digital, embora exija sim um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline. Não à toa, as estratégias de Marketing online ocupam hoje grande parte do planejamento de muitas grandes empresas.